Foto: divulgação

Responsáveis por fiscalizar os estabelecimentos prisionais, emitir parecer acerca da concessão de indultos e supervisionar a assistência aos apenados, membros do Conselho Penitenciário de Roraima procuraram o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (SD), para pedir apoio na solução de demandas da categoria.

De maneira geral, o grupo busca a valorização do trabalho e que o regimento interno da categoria seja cumprido. Um dos assuntos tratados, por exemplo, diz respeito ao pagamento de gratificação destes profissionais, que recebem o que é conhecido como “jeton” pela participação efetiva nas reuniões.

Segundo o grupo, uma lei estadual estipula até oito reuniões ordinárias e 10 extraordinárias por mês, mas em 2019, um decreto governamental limitou este número para três reuniões mensais remuneradas. “Essa questão tem reflexo em todos os serviços que o conselho penitenciário presta”, disse o presidente do Conselho Penitenciário estadual, Newman Ferreira.

O deputado Jalser Renier (SD) lembrou que os conselheiros têm um papel importante para o sistema penitenciário, inclusive perante o Poder Judiciário. “Vamos buscar junto ao Poder Executivo a solução para este problema”, disse o parlamentar.

O Conselho Penitenciário é formado por 14 membros, representantes de instituições como as secretarias estaduais de Saúde, Educação, Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública, Ministério Público Federal, além de membros da sociedade civil.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here