Foto: Gustavo Stumpf

O Ministério da Justiça prorrogou até novembro o uso da Força Nacional de Segurança Pública nas ações de fiscalização e repressão a crimes ambientais  e combate a incêndios florestais e queimadas em Roraima e mais oito estados que compõem a Amazônia Legal.

A portaria prevendo a medida foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (13), e possibilitará também “atividades de serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”, no período entre 11 de julho e 6 de novembro. Está prevista a possibilidade de prorrogação dessas ações, caso seja necessário.

De acordo com a portaria, o emprego da Força Nacional de Segurança Pública será feito em articulação com Forças Armadas, órgãos de segurança Pública e entidades públicas de proteção ambiental.

Na semana passada, o governo federal já havia especulado a prorrogação por mais seis meses o uso também das Forças Armadas para combater focos de incêndio e desmatamento ilegal. As ações fazem parte da resposta do governo federal a investidores que cobram combate mais incisivo à devastação da Amazônia.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here