Um tamanduá-bandeira foi capturado por equipes da Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros, na tarde dessa sexta-feira (10), em um condomínio residencial no bairro Caçari, zona Leste de Boa Vista. O animal estava acuado nos corredores no prédio.
De acordo com informações da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa), da Polícia Militar de Roraima, o animal silvestre foi visto no local por uma moradora do condomínio.
Aparentemente, o tamanduá estava sadio e sem ferimentos, mas foi entregue no Centro de Triagem de Animais Silvestres para posterior reintrodução na natureza.
Conforme publicações de pesquisadores no portal National Geographic, os tamanduás-bandeira são considerados um dos mamíferos mais ameaçados das Américas principalmente porque seus habitats, como as pastagens, são ameaçados por atividades humanas.
Esses animais geralmente são encontrados em florestas tropicais e secas, savanas e pastagens abertas, onde há abundância de formigas, que são fundamentais para sua alimentação.