Dados de levantamento foram divulgados esta semana - Foto: Divulgação/MPT

Roraima soma 41 processos trabalhistas relacionados com valor total estimado em R$ 394,3 mil. Esse é o impacto até essa quinta-feira (11) da pandemia de na Justiça do Trabalho.

Os dados são do Termômetro Covid-19 na Justiça do Trabalho, plataforma publicada pela ConJur e organizada pela instituição de educação Finted e a startup Datalawyer Insights.

O levantamento analisou dados dos processos cujas petições iniciais citam “Covid-19”, “coronavírus” ou “pandemia”.

O valor médio das causas no estado gira em torno de R$ 9,6 mil.

O setor com maior número de processos é o de eletricidade e gás, seguido da administração pública, transporte, armazenagem e correio.

O dado é referente às denúncias líquidas, ou seja, a denúncia por empresa. De acordo com o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 11ª Região, Jorsinei Dourado, o número total de denúncias pode ser bem maior.

“Nós recebemos, em média, cerca de 20 a 25 denúncias por dia. Chegamos a receber 10 denúncias por empresa somando Amazonas e Roraima. Nós estipulamos que para Roraima, o número total de denúncias seja o triplo do registrado”, estima o procurador.

Desde o início da pandemia de coronavírus, governo e prefeitura de Boa Vista publicaram decretos que restringem o funcionamento do comércio. O decreto municipal estabelecido pela prefeitura de Boa Vista, editado no dia 27 de março, permite o funcionamento de estabelecimentos de vendas de alimentos em sistema de delivery e drive thru (pegar e levar).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here