Cena corriqueira nos postos de saúde, com pessoas que chegam de manhã para serem atendidas à noite (Foto: Divulgação)

A região Norte do Brasil é o epicentro real da pandemia de coronavírus no Brasil. É o que aponta o Epicenter (Centro de Epidemiologia e Pesquisa Clínica) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), com dados compilados até essa terça-feira (2).

De acordo com o estudo, os quatro estados com maiores taxas de casos de coronavírus por 100 mil habitantes estão na região: Amapá, Amazonas, Acre e Roraima. O estudo leva em conta a taxa e não o número total de casos, para levantar uma perspectiva mais precisa do volume e impacto das contaminações pelo vírus.

Em maio, o volume de casos confirmados na região disparou. Só em Roraima, a incidência de casos aumentou nove vezes, superior a média nacional, que é considerada alta. Em outros estados, como Tocantins e Pará, o número subiu 20 vezes.

“Esse crescimento acelerado no Norte e no Nordeste não pode ser explicado tão somente por questões de momento. Os Estados onde as taxas mais aumentaram são os mais pobres. Com a interiorização da covid-19 que está acontecendo, essa situação tende a ser observada com mais intensidade”, acredita o pesquisador Wayner Vieira, responsável pelo estudo.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here