Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Faltam sete dias para o fim da última etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começou no dia 23 de março. No entanto, Roraima vacinou apenas 23% do público-alvo, de acordo com dados do Ministério da Saúde contabilizados até o dia 19 deste mês, o que equivale a cerca de 47,5 mil vacinados.

Entre os estados, é a pior cobertura do país e está bem abaixo de Amazonas (30,28%) Amapá (37,41%), Pará (38,31%) e Acre (44,08%), que fecham a lista dos estados com a menor cobertura vacinal. Entre os melhores estão Distrito Federal (69,86%), Minas Gerais (68,41%), Rio Grande do Sul (66,84%), Espírito Santo (66,71%), Santa Catarina (65,54%) e São Paulo (64,49%).

Neste último momento da terceira fase, o foco da campanha de vacinação é em adultos entre 55 e 59 anos e professores da rede pública e privada, que devem apresentar o crachá para comprovar vínculo com alguma instituição educacional. No entanto, também estão incluídas no grupo prioritário gestantes, crianças de seis meses a 6 anos de idade, mulheres no pós-parto de até 45 dias e pessoas com deficiência.

A campanha foi antecipada pelo Ministério da Saúde em todo o país para ajudar na identificação de pacientes com coronavírus – a imunização não tem eficácia contra o vírus, mas como os sintomas da doença são parecidos com os da gripe, a medida facilita os diagnósticos por exclusão.

Questionada sobre os dados, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) não respondeu até o fechamento da matéria.

COBERTURA

Os números em Boa Vista são quase opostos aos do estado. Até o início a cobertura vacinal em idosos já havia superado a meta estabelecida pela Prefeitura de Boa Vista. Trabalhadores de saúde (77,29%) e indígenas (0,63%) também já foram vacinados.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here