O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, mexeu na estrutura da pasta. Ele nomeou nove servidores em cargos de coordenação, direção e assessoramento, entre eles, Antônio Élcio Franco Filho, que chefiou a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) no ano passado. As trocas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (19).
Com isso, o coronel passa a ser o substituto temporário da Secretaria Executiva da pasta. O cargo é considerado um dos mais importantes no Ministério da Saúde, o de número dois da pasta. O secretário-executivo coordena as atividades das outras secretarias da pasta e dos órgãos vinculados.
Franco ocupava outro cargo no ministério, o de secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, quando foi nomeado no fim de abril.
O coronel estava em Roraima desde o período de intervenção federal que ocorreu no em dezembro de 2018, mas assumiu a Secretaria Estadual de Saúde em abril de 2019, após o médico Ailton Wanderley pedir demissão do cargo alegando motivos pessoais e relatar corrupção sistêmica na pasta.
Élcio Franco inicialmente ficou como interino e depois foi nomeado titular da pasta. Porém, em junho do ano passado, cerca de dois meses após ser nomeado, o coronel foi exonerado da secretaria pelo governador Antonio Denarium (sem partido).