Foto: divulgação / PMBV

O vereador Manoel Neves (Republicanos) está pleiteando junto ao Executivo Municipal o retorno das atividades nos mercados São Francisco e Romeu Caldas. Ele informou que protocolou duas indicações para que a Prefeitura de Boa Vista avalie a possibilidade de reabertura dos mercados que estão há mais de 40 dias fechados, por conta do decreto municipal que determinou o fechamento do comércio como forma de conter a transmissão do coronavírus.

“Vários empresários junto com seus colaboradores já estão enfrentando muitas dificuldades haja visto que as contas não param de chegar”, ressalta o parlamentar, lembrando que os dois locais reúnem aproximadamente 80 empreendedores de pequenos negócios.

Segundo ele, a partir da determinação da Prefeitura sobre o uso obrigatório de máscaras e exigência para que os comércios tenham álcool em gel disponível para os clientes, é possível se pensar na reabertura dos mercados municipais. “É importante também exigir a obrigatoriedade para manter a distância de um metro e meio a dois metros de cada pessoa, conforme orientação do Ministério da Saúde, e alertar sobre o cuidado em lavar as mãos com água e sabão, utilizar sempre água em gel. Tenho certeza que dessa forma não vai correr risco de pessoas serem contaminadas nesses ambientes”, avalia.

O mercado São Francisco funciona com quiosques de diversos segmentos que vão da venda de verduras e legumes, a venda de peixes, polpa de frutas, e 10 restaurantes e box para cafés da manhã. Além disso, na estrutura existem pequenos comércios com serviços de artesanatos, armarinho, chaveiro e até agência de viagens. Já no Romeu Caldas, além do comércio de verduras, legumes, frutos do mar, o forte no local são os quiosques de café da manhã, bastante concorridos aos finais de semana.

“Portanto, estamos otimistas que a Prefeitura vai atender nossa solicitação para que esses empresários e colaboradores que estão em casa há mais de 40 dias, angustiados, querendo trabalhar, querendo ganhar o seu pão de cada dia, possa ter essa autorização que depende das suas vendas”, afirmou Manoel Neves.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here