Foto: reprodução

O corpo de uma das vítimas de covid-19 que morreram nesta sexta-feira (1) em Roraima, foi transportado pela parte da frente, no meio da recepção do Pronto Atendimento Airton Rocha, em Boa Vista.

Um vídeo mostra o momento em que o corpo é colocado no caixão, a urna é fechada, e os funcionários da funerária o transportam pela recepção, entre outros pacientes. Um funcionário da funerária filma a situação e desabafa.

“Inadmissível isso aqui. Um monte de gente, um constrangimento total e essa moça aqui ainda não deixou que a gente fizesse o nosso trabalho. Olha as condições. Em frente ao pronto atendimento”, diz o funcionário da funerária na gravação.

Cortamos o vídeo e exibiremos aqui, por respeito, somente o trecho em que o caixão já está fechado, durante o transporte:

Clique AQUI para ver o vídeo

Sesau

Em nota, a Sesau (Secretaria de Saúde) informou que segue todos os protocolos do Ministério da Saúde, conforme a Nota Técnica Nº 05/2020/COE-RR/Covid-19, que estabelece regras para o manejo dos corpos, quando ocorre óbito de pessoas com confirmação, ou suspeita, de infecção pelo novo coronavírus, bem como orienta os familiares sobre o sepultamento.

Todos os procedimentos de biossegurança são adotados, a fim de evitar a propagação do vírus. Em razão da pandemia do novo coronavírus, o órgão ministerial tem recomendado, por exemplo, a não realização de funerais ou cerimônias de cremação em ambientes fechados.

No caso especificamente dos sepultamentos, a orientação é que tais procedimentos sejam realizados em ambiente aberto no cemitério, com duração de no máximo uma hora, podendo ter até dez pessoas, sendo permitido o revezamento de familiares e amigos, que deverão usar EPI (Equipamento de Proteção Individual).

A Secretaria ressalta que o setor de Serviço Social do HGR (Hospital Geral de Roraima) presta toda a assistência necessária em momentos delicados como este.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here