Sete novos casos positivos do novo coronavírus foram registrados nessa quarta-feira (15) pelo Ministério da Saúde Pública da Guiana, enquanto o principal hospital público do país está se preparando para um aumento considerável de casos no país vizinho.
Com a atualização, o número de casos positivos no país vizinho chegou a 55, incluindo seis mortes, enquanto cerca de 250 pessoas foram testadas até agora para o vírus. Dessas, 195 pessoas tiveram resultado negativo para o vírus, enquanto 8 já se recuperaram.
Observou-se que cerca de 25 pessoas estão atualmente nas instalações de quarentena do ministério, enquanto 41 pessoas foram colocadas nas instalações de isolamento. Com isso, ele informou que dos casos positivos registrados, quatro dessas pessoas haviam viajado para a Guiana, enquanto as outras 51 contraíam o vírus por transmissão local. Ele acrescentou que mais de 80% dos casos de COVID-19 no país são provenientes da Região Quatro.
E como o número de pacientes infectados e que estão internados em UTIs muda quase diariamente, o Hospital Público de Georgetown (GPHC), principal do país, está se preparando para a possibilidade de um aumento considerável de pacientes com o novo coronavírus. Atualmente, cinco pacientes estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após serem infectadas com o Covid-19. De acordo com o Ministério, o hospital tem capacidade para acomodar 16 pacientes em UTI, com a possibilidade de expandir para mais dois pacientes.
A unidade iniciou os preparativos para abrigar pacientes adicionais que podem estar em recuperação e que precisam de cuidados contínuos, juntamente com outros pacientes que podem precisar apenas de “cuidados moderados”.