Foto: divulgação

As recomendações são antigas, mas nem sempre as pessoas colocavam em prática. Mas a alta transmissão do Coronavírus nos últimos meses obrigou muita gente a redobrar a atenção com a higienização de tudo que se leva para dentro de nossas casas.

Com a determinação para o isolamento social inúmeras famílias passaram a adotar as compras online e o delivery. Mas se você não sai de casa, os produtos que chegam da rua podem estar contaminados. E por essa razão, a professora e coordenadora do curso de Nutrição da Estácio da Amazônia, Flávia Amaro, afirma que a higienização é fundamental para se manter longe do vírus.

Mas explica que é preciso seguir os procedimentos de forma correta. “Se a limpeza dos alimentos não for feita da maneira correta pode colocar em risco pessoas e objetos desinfectados”, alerta.

A especialista dá dicas sobre como adotar esse asseio com cada tipo de produto. Segundo ela, antes de levar qualquer item para os armários ou despensas o ideal é lavar as embalagens com água e sabão, além de borrifar álcool 70% ou solução clorada, feita água sanitária (10ml) em 1 litro de água.

Quanto às frutas, verduras e legumes, a nutricionista explica que, ao retirar das embalagens, elas podem ser armazenadas diretamente na fruteira. “Se for para a geladeira, higienize antes. Armazene em potes ou sacos próprios para refrigeração”, ressalta.

Ela orienta ainda que, antes de consumir, é preciso lavar em água corrente as frutas, verduras e legumes crus, além de higienizar com hipoclorito de sódio. “Ele deve ser usado sempre diluído”, explica Flávia, completando que os alimentos devem ficar imersos nesta solução por 15 minutos e depois precisam ser enxaguados com água filtrada.

“É importante higienizar todos os alimentos in natura (frutas e hortaliças) de forma correta para evitar a contaminação por microrganismos. E o processo deve ser iniciado com a remoção das raízes e partes deterioradas, e lavadas em água corrente. Depois deixar de molho na solução clorada”, orienta.

Ela alerta ainda ser importante verificar a concentração e a forma de diluição do produto indicada nos rótulos, “pois as marcas podem apresentar concentrações diferentes”. “Após o último enxágue em água corrente, é necessário fazer a secagem com o auxílio de papel toalha ou centrífuga de alimentos e, guardar na geladeira”, completa.

Por fim, a nutricionista ressalta que apenas o cloro é necessário para matar microrganismos. “Portanto, não há necessidade de utilizar o vinagre e bicarbonato”, conclui.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here