Um homem de 60 anos foi o primeiro paciente infectado pela covid-19, doença provocada pelo coronavírus, a morrer no Hospital Geral de Roraima (HGR). Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde sábado (28), após passar mal em casa e ter sido levado para a unidade médica. Edil Castro Miranda era motorista do Distrito de Saúde Especial Indígena (Dsei) Leste.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) confirmou a morte por meio de nota. O paciente tinha comorbidades associadas, como diabetes e hipertensão. Ele estava sendo tratado com os medicamentos cloroquina e azitromicina, mas não houve resposta positiva.
“É importante esclarecer que de acordo com a NOTA TÉCNICA Nº 05/2020/COE- RR/COVID 19, o velório e funeral de pacientes confirmados/suspeitos da covid-19 não são recomendados devido à aglomeração de pessoas em ambientes fechados. Nesse caso, o risco de transmissão também está associado ao contato entre familiares e amigos”, destaca a secretaria.
Ainda conforme a nota técnica, o velório deve ter prazo máximo de uma hora, em ambiente aberto no cemitério, e cada cerimônia pode ter até dez pessoas, sendo permitido revezamento entre familiares e amigos, que deverão estar paramentados com equipamentos de proteção individual (EPIs).
De acordo com dados da Sesau, até essa quinta-feira (2), havia pelo menos 30 casos confirmados de coronavírus em Roraima, sendo 24 em Boa Vista. Os suspeitos somavam 15, todos na capital.