O Ministério Público do Estado de Roraima recomendou nesta quinta-feira (2) à prefeita do Município de Caracaraí, Socorro Guerra, que a Prefeitura fiscalize as igrejas da cidade, para verificar o cumprimento do decreto municipal que suspende a realização de cultos e missas enquanto perdurar o período de isolamento social.
A medida, conforme recomendação expedida pela Promotoria de Justiça da Comarca de Caracaraí, visa prevenir a proliferação do Coronavírus, uma vez que as celebrações religiosas, geralmente, são realizadas com grande aglomeração de pessoas, muito próximas umas das outras, e em local fechado, fatores que elevam o risco de contágio.
O Promotor de Justiça da Comarca, Joaquim Eduardo dos Santos, ressalta que a saúde da população deve ser garantida por meio de ações do poder público que propiciem a redução do risco da doença e seus agravos.
“É preciso que o isolamento seja respeitado para coibir o fluxo de transmissão , principalmente para os idosos desta doença que já mostrou, em nível mundial, ser altamente contagiosa”, disse.
Ainda de acordo com o documento, em caso de descumprimento o Município deverá tomar todas as providências cabíveis, inclusive, dentro do exercício do poder de polícia, para que as Igrejas não realizem cultos ou missas.