Considerando a declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Instituto de Previdência do Estado de Roraima (IPER) adotou medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19), entre elas a suspensão do atendimento presencial aos segurados.
O atendimento ao público será feito por meio eletrônico ou telefônico. Apenas os casos de emergência serão previamente agendados pelos números fornecidos na página oficial da instituição e redes sociais, após consulta às Divisões e Atendimento e Perícia Médica.
Ainda não há nenhum caso confirmado da doença em Roraima, mas a adoção de medidas tempestivas em países asiáticos para conter a propagação do COVID-19 mostraram resultados positivos. “O COVID-19 tem taxa de mortalidade elevada entre os idosos e pessoas com doenças crônicas, que, hoje, são o nosso maior público. O objetivo é preservar a saúde deles e também dos servidores”, disse o Presidente do IPER, José Haroldo Campos.
Além disso, estão temporariamente suspensos os deslocamentos e viagens dos servidores para capacitações, treinamentos e/ou participação em eventos com público elevado de pessoas enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19).
O servidor ou estagiário que retornar de local onde existam casos confirmados da doença não deverá comparecer ao ambiente de trabalho, devendo, excepcionalmente, desempenhar suas funções, atribuições e atividades funcionais remotamente (teletrabalho) até o décimo quarto dia contado da data o seu retorno.
A norma ficará vigente pelo prazo de 90 (noventa) dias, podendo ser prorrogada sucessivamente.