Diante do risco de contaminação pelo novo Coronavírus, o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) recomendou à Secretaria de Estado do Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes) para que suspenda, imediatamente, as atividades do programa Rede Cidadania Melhor Idade, bem como intensifique os cuidados com os idosos residentes na Instituição de Longa Permanência Maria LindalvaTeixeira de Oliveira, conhecida como Casa do Vovô.
De acordo com a Recomendação expedida nesta terça-feira, 17 de março, pela Promotoria de Justiça do Idoso, os funcionários que realizarem a assistência direta aos idosos devem utilizar óculos, máscara, gorro e/ou avental descartável e os equipamentos como termômetro, esfigmomanômetro e estetoscópio devem ser higienizados com álcool 70 ou outro desinfetante indicado para este fim, imediatamente após o uso.
O MPRR, recomenda ainda que, servidores do local que apresentem sintomas respiratórios devem ser afastados das atividades, assim como, deve ser proibida a entrada de visitantes que estejam com febre ou gripe.
O Promotor de Justiça Substituto, Lincoln Zaniolo, afirma que a medida se faz necessária, uma vez que na Rede Cidadania Melhor Idade e na Casa do Vovô, ocorre o agrupamento de pessoas idosas em ambientes fechados, sendo local de potencial transmissibilidade do Coronavírus.
“Considerando que a Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica os idosos como grupo de risco, é imprescindível que todos os cuidados necessários sejam tomados pelos órgãos competentes. É dever do Estado, com absoluta prioridade, amparar as pessoas idosas, defendersua dignidade e bem-estar e garantir o direito à vida”, destacou o Promotor de Justiça.
Em caso de suspeita de infecção pelo coronavírus, as autoridades sanitárias devem ser notificadas e todos os protocolos de isolamento deverão ser seguidos. A Setrabes deverá encaminhar ao MPRR até a próxima sexta-feira, 20 de março, quais as medidas adotadas a respeito do caso, sob pena de responsabilização do gestor.