A Universidade Federal de Roraima (UFRR) vai instituir um regime acadêmico especial (RAE) a partir desta terça-feira (17) até 3 de abril. A medida influenciará as atividades acadêmicas presenciais de ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT), além das de graduação e de pós-graduação. As atividades administrativas serão mantidas.
A intenção da UFRR é colaborar com as instituições de saúde no combate à covid-19 restringindo a propagação do vírus e o adoecimento da população roraimense.
O calendário acadêmico da UFRR não será alterado. Durante o regime acadêmico especial, as atividades deverão ser desenvolvidas pelos professores utilizando metodologias de ensino a distância. Todas as ações devem ser registradas no Sistema Integração de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).
Nesse período, a biblioteca estará disponível somente para empréstimo e devolução de livros. Serão mantidos os atendimentos no Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca) e na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae), bem como os prazos de editais publicados.
Todas as medidas constam da Portaria 0001/2020 da UFRR, assinada pelo reitor José Geraldo Ticianeli nesta segunda-feira (16) após reunião com estudantes e o Grupo de Trabalho criado pela instituição para definir as estratégias de combate à propagação do Coronavírus.
As atividades administrativas serão mantidas na UFRR. De acordo com a Portaria 002/2020, entre os dias 17 de março e 3 de abril, o ponto eletrônico dos servidores técnicos será registrado somente no Sistema de Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), acessado nos computadores interligados à rede da universidade. Fica assim suspenso o registro biométrico. A medida visa evitar filas e diminuir riscos de contágio durante as entradas e saídas dos servidores.
A portaria rege também que o atendimento on-line ou por telefone deverá ser privilegiado ao atendimento presencial. Os servidores que realizaram viagens internacionais, sejam particulares ou a serviço, e apresentarem sintomas respiratórios e/ou febre, deverão realizar suas atividades remotamente, em quarentena. Também devem informar sua situação à Diretoria de Administração de Recursos Humanos, por meio do correio eletrônico pontoeletronico@ufrr.br.
Os atestados de afastamento gerados por motivo de saúde deverão ser encaminhados, no prazo de cinco dias úteis, em formato digital para o correio eletrônico siass@ufrr.br. No corpo do correio, devem constar nome completo do servidor, CPF e número de telefone para contato. A comunicação de afastamento por motivo de saúde deverá ser feita por correio eletrônico à chefia imediata.