Conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) na noite desta segunda-feira (16), o número de casos suspeitos de coronavírus em Roraima subiu para cinco. O primeiro registro foi feito na quinta-feira (12). Até a tarde de sábado, eram três as suspeitas de pacientes com covid-19.
A Sesau não deu detalhes sobre o estado de saúde dos pacientes nem informou em que circunstâncias eles se expuseram a um possível contágio da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.
De acordo com a secretaria, a divulgação da situação epidemiológica do país com relação à doença faz parte do plano de contingenciamento montado pelas autoridades de saúde do Estado e as publicações vão ocorrer diariamente no site da Sesau (www.saude.rr.gov.br), pelas redes sociais e na imprensa local.
A nova atualização do Ministério da Saúde aponta para um aumento nos casos positivos, que foram de 191 para 234 registros.
Ainda segundo o órgão ministerial, o número de casos suspeitos da doença também subiu, indo de 1.917 para 2.064 notificações. Roraima já contabiliza 5 casos suspeitos que atendem aos critérios de definição para a covid-19, sendo que dois já foram lançados na plataforma de monitoramento do Ministério da Saúde. Os demais aguardam a atualização no FormSUS, o que deve ocorrer amanhã.
Com relação aos casos descartados, o novo boletim apontou para um aumento de registros, indo de 1.486 para 1.624 notificações. Por conta do crescimento de casos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o mundo vive uma pandemia da doença.