Foto: Divulgação

Uma venezuelana, de aproximadamente 30 anos, foi internada no Hospital Estadual Délio de Oliveira Tupinambá, em Pacaraima, Norte de Roraima, com quadro de gripe e suspeita de pneumonia.

Por semelhanças com os sintomas do coronavírus, um médico da unidade adotou o protocolo para caso suspeito de covid-19 e coletou material da paciente para análise. A coleta, conforme uma fonte informou ao Roraima 1, foi enviada para Boa Vista, mas ainda não há informação de quando sairá o resultado.

De acordo com a fonte, a venezuelana procurou o hospital na noite dessa quarta-feira (11), mas foi internada nesta quinta (12), quando passou por exames, inclusive um raio-X do tórax.

Após a suspeita, servidores do hospital passaram a usar equipamentos de segurança, como luvas e máscaras. “Estamos nos prevenindo. Ainda vai ser feito o primeiro teste, mas não sabemos quando sai o resultado”, relatou, acrescentando que a venezuelana chegou sozinha ao hospital.

O secretário estadual de Saúde, Francisco Monteiro, disse ao Roraima 1 não haver confirmação do caso.

“Estamos cumprindo o protocolo. A princípio, a paciente não teve nenhuma viagem ou contato com viajante nos últimos oito meses. Estão sendo feitos exames, coleta para SRAG [Síndrome Respiratória Aguda Grave]”, informou.

Monteiro explicou ainda quais os procedimentos adotados. “Os exames feitos são clínicos e respiratórios. Mas sem confirmação clínica, caminha para negativo. Havendo confirmação, notificaremos ao Ministério da Saúde, que oficializa o quadro nacional”, destacou.

Ele ainda acrescentou que as informações sobre os pacientes ou casos suspeitos são avaliados por médicos sobre um protocolo clínico previamente estabelecido pelo Ministério da Saúde e monitorado por uma equipe de infectologistas.

“Os casos que evoluírem para uma segunda etapa, serão eleitos como suspeitos e se realizam exames clínicos e laboratoriais. O paciente fica em observação. Portanto, somente ao fim dessas avaliações é que se confirma ou não o caso”, relatou.

A reportagem tentou contato com o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato, mas as ligações não foram atendidas.

O que diz a Sesau

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que o caso relatado não se trata de coronavírus (covid-19), mas sim de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG ).

A Sesau destaca ainda que assim que tomou conhecimento da existência de uma paciente com sintoma respiratório, a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) iniciou todos os protocolos para verificação de casos suspeitos, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Com base nas informações repassadas pela equipe de atendimento do Hospital Délio de Oliveira Tupinambá, ficou constatado que o caso é compatível com SRAG, uma vez que, apesar de apresentar sintomas semelhantes ao do covid-19, a paciente não tem histórico de viagem para o exterior, não saiu do país nos últimos oito meses e não teve contato com caso confirmado.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here