O projeto “Semeando Vidas”, iniciado pela Prefeitura de Mucajaí, tem ajudado no treinamento e capacitação de jovens de baixa renda do município. O programa está atendendo adolescentes com idade entre 14 e 18 anos.
De acordo com a coordenadora do projeto, Eugenia Maria Figueiredo Batista de Oliveira, o objetivo é levar proteção social a esses jovens, com a defesa de seus direitos, prevenção de fatores de risco e fortalecimento dos vínculos sociais e familiares, com ênfase na cidadania ambiental.
“Os adolescentes do programa participam de diversas ações voltadas para a cultura, como oficinas de teatro, práticas desportivas, recreações ambientais, com oficinas de ajardinamento de ruas e áreas públicas, além de palestras sobre o meio ambiente e sustentabilidade”, explica.
Aos jovens também são oferecidas aulas de reforço escolar, clube de leitura e de informática, participação em eventos, passeios e visitas técnicas, e também em ações educativas relacionadas à saúde, com atendimento médico, odontológico, oftalmológico e de higiene pessoal.
Os jovens recebem uma bolsa em dinheiro, lanche e durante o treinamento são preparados para deixar o projeto aos 18 anos e, por meio desta capacitação e linha de produção sustentável, estarem aptos para o mercado de trabalho.