Medidas foram anunciadas durante coletiva de imprensa Foto: Divulgação/Sesau

Nesta segunda-feira (2), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) anunciou, durante coletiva de imprensa, as novas medidas de combate ao coronavírus que serão adotadas a partir de agora. Participaram do encontro a secretária adjunta de Saúde, Patrícia Renovato, a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), Valdirene Oliveira, e os médicos infectologistas Alessandra Martins e Alexandre Salomão.

Uma das medidas anunciadas é o contato com entidades internacionais e consulados para tratar sobre o tratamento de pacientes com suspeita de coronavírus nas regiões de fronteira, a atuação do Centro de Operações Especiais em Saúde Pública na sede do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), que funciona no prédio da  Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS).

O objetivo da Sesau é propiciar o máximo de auxílio para que o tratamento dos casos que não são considerados graves seja realizado nas unidades de retaguarda ou em unidades básicas de saúde, sem a necessidade de encaminhamento para o Hospital Geral de Roraima ou Hospital da Criança Santo Antônio.

“Com esse entendimento, esses pacientes vão ser avaliados previamente e, caso não venham a ser inseridos nos critérios de casos graves, eles poderão ser redirecionados para a própria unidade de fronteira, não precisando adentrar o nosso Estado”, destacou a diretora da DVE.

A Sesau pretende fortalecer as capacitações para o aperfeiçoamento do monitoramento da doença, incluindo encontro com todos os secretários municipais de saúde, nesta quarta-feira (4), às 10h, na sede da secretaria.

“Desde o início da contabilização dos casos suspeitos no Brasil, nós estamos acompanhando situação por situação, sempre atualizando os nossos boletins e abastecendo as nossas equipes com informações que sejam úteis para estar em alerta ao coronavírus, conforme preconiza o Ministério da Saúde”, disse.

Combate às fake news

Além do treinamento de equipes e organização de uma agenda de reuniões junto às autoridades e demais entidades ligadas à saúde, o Plano de Contingência Estadual também ganhará reforços para assegurar o acesso à informação sobre o coronovírus, evitando a propagação de fake news. Para tanto, o Ministério da Saúde lançou o aplicativo de celular “Coronavírus SUS”, já disponível para smartphones.

Outra novidade será a disponibilidade de uma linha telefônica para esclarecimento sobre a doença. A expectativa é implantá-la ainda este mês, facilitando o acesso das pessoas às informações.

“Esse será um canal direto de orientação à população, onde será possível tirar dúvidas sobre o vírus, métodos de prevenção e localização de unidades de referência e as de retaguarda”, enfatizou a diretora. Outro ponto importante a ser esclarecido é em relação à prevenção da doença. De acordo com o médico infectologista Alexandre Salomão, por enquanto, ainda não há uma vacina capaz de eliminar a ameaça do Covid-19.

“Por esse motivo, a população deve estar sempre alerta, tomando medidas simples que podem ajudar a evitar a propagação do vírus. As formas mais simples de evitar uma contaminação continuam sendo as medidas de higiene, como lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou usar o álcool em gel; se proteger ou usar lenço descartável, se for tossir ou espirrar; evitar contato próximo com pessoa doente; evitar compartilhar objetos pessoais que contenham as gotículas do vírus; e procurar atendimento adequando, caso apresente algum sintoma”, recomendou o médico.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here