Foto: divulgação/ Jeferson Alves

O deputado estadual Jeferson Alves (PDT) retirou, à motoserra, nesta sexta-feira (28), as correntes que controlam a entrada e saída de veículos na BR-174, no trecho que compreende a reserva indígena Waimiri-Atroari, entre os estados de Roraima e Amazonas.

“Se depender de mim essa corrente nunca mais vai deixar meu Estado isolado. Isso é por Roraima, pelo Brasil. Nós estamos retirando essa corrente que humilha e maltrata meu Estado, em nome da população roraimense”, disse o parlamentar.

Todos os dias, entre 18h e 6h, os índios da etnia Waimiri-Atroari colocam correntes na BR-174, impedindo o tráfego de veículos pelos 123 quilômetros que cruzam a reserva indígena. A medida é para, segundo eles, reduzir o número de atropelamentos de animais silvestres. Seriam entre 70 e 150 casos por mês. Ônibus e ambulâncias, por exemplo, não são impedidos de trafegarem neste horário.

Segundo testemunhas, indígenas que foram ao local disseram que tomariam as medidas cabíveis pelo que consideraram como “invasão e desrespeito”. A Funai ainda não se manifestou sobre o caso.

O deputado já tinha ido ao local, em janeiro de 2019, para dizer que retiraria as correntes. Na época, parte da comunidade indígena de Roraima refutou o ato.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here