Allan Garcês (à esquerda) confirmou que ele e Rodrigo Santana (meio) foram exonerados da Sesau na noite desta sexta-feira Foto: Divulgação

Mesmo após o governo do Estado ter confirmado por meio de nota na tarde desta sexta-feira (14) a exoneração de Francisco Monteiro Neto do cargo de adjunto da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), à noite o médico visitava o Hospital Geral de Roraima. “Estou em visita às unidades. Agora fazendo a visita no HGR, farmácia e suprimentos (sic)”, disse ele ao Roraima 1, sem dar detalhes sobre sua permanência ou não no cargo. Até o momento, não houve nenhuma publicação no Diário Oficial do Estado sobre as modificações. Apesar de comunicar a saída do adjunto, a Secom não deu informações sobre a situação de Allan Garcês, até então titular da pasta.

Ao Roraima 1, Garcês informou que ele e Rodrigo Santana, outro adjunto da Sesau, foram exonerados pelo governo no início da noite desta sexta-feira. De acordo com o médico, “a secretaria já acumula o sexto secretário de Saúde em 14 meses”. “Somos dois técnicos de grande competência do Ministério da Saúde, que viemos para uma missão árdua de melhorar a saúde do Estado”, acrescentou.

“O que o governador não contava era que os dois técnicos iriam trabalhar corretamente, fazer somente a coisa certa e combater a corrupção”, destacou ainda Garcês, que diz acreditar que o motivo de sua saída foi o anúncio de uma possível auditoria na Sesau. “O sistema reagiu e, um dia depois do anúncio, os dois secretários [ele e Santana] foram exonerados”.

Garcês afirmou ainda que Francisco Monteiro é “suspeito de atos irregulares e chegou a ser demitido por ele e Rodrigo Santana”. “Mas Denarium resolveu demitir os técnicos e empossá-lo como titular da Sesau”, ressaltou. Em resposta à afirmação de Garcês, Monteiro disse ao Roraima 1 que “está fazendo o melhor para ajudar”. “Não sou inimigo de ninguém. Muito ruim receber essa informação, quando o que se tem é só trabalho”, lamentou.

Pouco antes da publicação desta matéria, Francisco Monteiro confirmou à reportagem ter assumido a secretaria. “Na ausência ou vacância do titular, o adjunto responde interinamente, mas continuamos nosso trabalho”. Apesar da declaração, uma fonte do Palácio Senador Hélio Campos afirmou que a situação na pasta está “sem definição”.

O agora ex-secretário Allan Garcês criticou a decisão do governo de exonerá-lo. “Que Deus tenha misericórdia do povo humilde que depende da Saúde do nosso Estado, pois a esperança está perdida”, concluiu.

O Roraima 1 entrou em contato com o governo estadual e aguarda resposta.

Leia a íntegra da nota sobre a exoneração de Francisco Monteiro:

“A Secretaria de Comunicação Social do Governo de Roraima confirma a exoneração do secretário adjunto da Sesau (Secretaria de Saúde). Ressalta que mudanças no primeiro escalão de Governo fazem parte da rotina de trabalho e adequação administrativa, buscando sempre atender com mais eficiência e foco os anseios da população. Acrescenta que o então secretário adjunto Francisco Monteiro cumpriu o seu papel diante de uma pasta importante para o Governo”.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here