Foto: Ascom Sesau

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (30) a lista de hospitais brasileiros que já montaram a estrutura necessária para receber pacientes que apresentem sintomas de infecção por coronavírus. Na lista divulgada, todos os estados brasileiros, com exceção de Roraima, informaram em quais unidades de saúde os pacientes que por ventura manifestem sintomas, busquem atendimento.

Nesta quarta-feira (29), a Secretaria Estadual de Saúde emitiu um alerta epidemiológico, informando que deve tomar medidas emergenciais para reforçar as áreas de fronteira, principalmente com a Guiana, tendo em vista o fluxo de chineses no país vizinho. Porém, no comunicado a Sesau não orienta onde o paciente deve buscar atendimento médico.

Veja a lista de hospitais:

Sesau 

A Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) esclarece que parte do plano de contingenciamento com as ações que serão executadas em Roraima no combate ao Coronavírus foi definida em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, dia 30.

Realizado na sede da CGVS (Coordenação Geral de Vigilância em Saúde), o encontro contou com a presença de autoridades de saúde do Estado e dos 15 municípios, além de representante de órgãos como EB (Exército Brasileiro), Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), Defesa Civil Estadual, CBM-RR (Corpo de Bombeiro Militar de Roraima) e PMRR (Polícia Militar de Roraima).

A divulgação de boletins diários no horário das 16 horas, treinamento de homens da Operação Acolhida para identificação de casos suspeitos em Pacaraima e articulação conjunta entre Estado e Prefeitura para o monitoramento da fronteira Bonfim/Lethem foram algum dos acertos feitos pelas autoridades presente no encontro de hoje.
A reunião também definiu que o HGR (Hospital Geral de Roraima), o PACS (Pronto Atendimento Cosme e Silva) e o HCSA (Hospital da Criança Santo Antônio) serão as unidades de referência no acolhimento e tratamento de pacientes com o vírus, justamente por serem a porta de entrada para atendimento de alta complexidade no Estado.

Vale lembrar ainda que a CGVS já emitiu um alerta epidemiológico com informações de como os estabelecimentos de Saúde devem proceder no monitoramento da doença. A nota pode ser acessadas no site da própria secretaria (https://saude.rr.gov.br).

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here