Foto: Secom RR

O quarto secretário de Saúde do governo do estado foi apresentado através de coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (3), no Palácio Hélio Campos. Dr. Allan Garcês, que já havia sido anunciado para a pasta, respondeu sobre os principais problemas que a gestão de Antonio Denarium enfrenta nesta área. Além da imprensa, deputados e a ex-secretaria de Saúde, Cecília Lorenzom, estavam presentes na nomeação.

Garcês, que enfatizou fazer parte da história da Saúde de Roraima quando passou pelo ortopedia pediátrica no Hospital Santo Antônio e professor do curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR), se deparou com perguntas sobre esquemas de corrução no estado do Maranhão e como vai de fato resolver os problemas atuais da Saúde no estado.

Corrupção

Perguntado sobre as denúncias, Garcês negou e se disse vítima de falsas especulações por fazer oposição ao governo da época no estado maranhense quando foi demitido de uma das unidades de saúde.

“Me declaro de extrema direita e fazia oposição ao governo do PCdoB que na época governava o Maranhão. Com isso acabamos ganhando desafetos, mas passei por investigações para fazer parte do atual governo federal e foi constado que sou inocente das acusações”, explicou o médico que é ex-diretor executivo do Departamento de Articulação Interfederativa do Ministério da Saúde.

Sobre as primeiras ações como secretário em Roraima, o médico afirmou que vai reunir uma equipe para iniciar sua gestão na pasta e pedirá uma reunião com o Ministério Público de Roraima.

“Para acabar com costumes antigos, prometo ser transparente no cargo. Vou pedir uma lista do MPRR sobre empresas e pessoas ligadas a secretária que são alvo de investigações dentro da secretaria”, informou explicando que quem estiver na suposta lista, não fará parte da sua gestão.

Greve dos enfermeiros

Um dos principais e imediatos problemas que Allan Garcês enfrenta assumindo a pasta da Saúde neste momento é a greve dos profissionais em enfermagem do estado, que já dura 36 dias, mas quem falou sobre o assunto foi o governador Antônio Denarium. Perguntado sobre como resolveria a greve, o chefe do Executivo foi enfático.

“Desde que assumimos o governo de Roraima, estamos pagando todos os profissionais em dia, inclusive os enfermeiros. Estamos reestruturando a saúde, tanto infraestrutura como no abastecimento de materiais, por isso não há motivo para esta greve continuar. Entendemos que os profissionais querem lutar por seus direitos, mas não é parando de trabalhar que isso vai acontecer”, disse o governador alegando que mais de 300 cirurgias não foram feitas em dezembro por conta da paralisação.

No entanto, mesmo não falando na coletiva especificamente sobre os enfermeiros do estado, o médico disse ter ‘um olhar sensível para toda a área da Saúde, tanto para pacientes como para profissionais.’

Planos

Denarium informou que as construções e reformas de hospitais nos municípios do interior do estado continuam em andamento e Garcês anunciou que a gestão terá um trabalho itinerante. “Vamos levar profissionais de saúde o quanto antes para fazer atendimentos em todo o interior do estado.”

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here