A Assembleia Legislativa realizará uma audiência pública nesta terça-feira (22) para discutir sobre a atividade minerária no Estado. O debate foi proposto pelo vice-presidente da Casa, deputado Jânio Xingu (PSB). A discussão será realizada no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, a partir das 14h.
Entre os assuntos a serem debatidos na audiência estão a identificação de potencialidades do subsolo e execução de ações para exploração dos recursos existentes com o mínimo de efeitos colaterais.
Desde o início do mês outubro, garimpeiros protestam para poderem explorar legalmente minérios em terras do Estado. As manifestações envolveram bloqueios na BR-174, principal rodovia do Estado, e acampamento na Praça do Centro Cívico.
Conforme Jânio Xingu, o tema merece discussão pois os trabalhadores desenvolvem um serviço importante para o Estado. “São esses trabalhadores que promovem o PIB [Produto Interno Bruto] do Estado, portanto essa Casa vai entrar de cabeça nesta causa para que possamos buscar uma solução ao problema”, destacou.
Além dos trabalhadores da área, todos os parlamentares estaduais foram convidados a participar do debate. Também foram convidadas autoridades e órgãos ligados diretamente ao assunto entre elas: a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Exército, Casa Civil, Polícias Militar, Civil e Federal, Ministério Público de Roraima (MPRR), Instituto de Amparo Ciência e Tecnologia (Iact), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima).
A audiência será transmitida ao vivo pela TV Assembleia, canal 57.3, e pela TV por assinatura Sky (canal 357.3). Quem quiser pode acompanhar ainda a pela página oficial da Assembleia Legislativa no Facebook (assembleiarr).