Foto: Arquivo/ PMBV

Uma paciente teve um mal súbito e desmaiou durante o atendimento em uma farmácia, localizada no Bairro dos Estados, em Boa Vista. O caso ocorreu na segunda-feira (2). A mulher não estava acompanhada e após o atendimento inicial, os funcionários do local acionaram o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – para que a paciente pudesse ser levada à uma unidade médica.

“Realizamos o procedimento de praxe, que é levar a paciente para um local reservado, suspender as pernas, aferir a pressão arterial e deixá-la confortável enquanto aguardávamos o resgate. A atendente do número 192, do SAMU, informou apenas que esse tipo de atendimento ‘não era da competência deles’. Questionei então qual seria a competência do Serviço, e o que deveria fazer para evitar que uma pessoa pudesse morrer aqui no estabelecimento comercial. Não tive retorno”, disse o farmacêutico responsável pelo atendimento.

Os funcionários tentaram encaminhar a paciente ao pronto-socorro por conta própria, mas a mulher reagiu e conseguiu fornecer  o telefone de um parente.

“Por sorte ela se recuperou bem e conseguiu ir andando até o carro, mas estamos falando de uma pessoa idosa, relativamente frágil. Se não pudermos contar com o apoio do resgate especializado, com quem contaremos?”, finalizou o farmacêutico.

Prefeitura de Boa Vista – responsável pelo SAMU em Boa Vista, a Prefeitura da capital não se manifestou sobre o caso.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here