Deputados da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovaram nesta quinta-feira (22) um projeto de lei que incentiva o governo a usar fontes alternativas de energia para reduzir as das despesas com conta de luz do estado.
O projeto de autoria do deputado Eder Lourinho (PTC), propõe o aproveitamento da energia solar e instalação de painéis solares fotovoltaicos em escolas estaduais. A proposição também se estende à rede hoteleira.
Com a aprovação da Casa, agora o texto segue para análise governo, que pode vetar ou sancionar a proposição.
Lourinho destacou a importância de investir em outra fonte de energia, considerando a crise energética que o Roraima passa.
“Nosso Estado é abastecido por termoelétricas e essa energia é cara e suja. Com o projeto passaremos a ter uma energia limpa e barata, e que reduz os custos em mais de 70%”.
Conforme o parlamentar, outras federações estão implantando essa iniciativa por conta do custo beneficio. “Em questão de quatro anos se paga o investimento e vai ter uma energia com quase custo zero”, apontou.
Caso seja aprovado, fica a cargo de executivo estadual regulamentar o cumprimento da lei, estabelecendo os requisitos necessários para a implantação dos painéis solares fotovoltaicos.