As ações fazem parte do projeto União pelos Animais. Foto: Jackson Souza

A prefeitura de Boa Vista está fazendo o cadastramento de pessoas de baixa renda, para realização de castração gratuita de cães e gatos. Além do procedimento, os bichinhos de estimação recebem um microchip de identificação.

As ações fazem parte do projeto União pelos Animais, lançado em fevereiro deste ano. A entrega da ordem de serviços para o procedimento de castração foi feita no início deste mês pela prefeita Teresa Surita (MDB).

Desde então, a clínica veterinária credenciada pela prefeitura vem realizando diariamente a castração e a implantação de microchips em gatos e cães, cadastrados no projeto.

Podem participar do projeto pessoas com até dois salários-mínimos e participantes de projetos sociais. Os interessados devem ir até a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), localizada na avenida Centenário, 469, bairro Centenário, nas segundas e terças-feiras, em horário comercial.

No ato do cadastro é necessário apresentar a identidade oficial com foto, comprovante de renda, de endereço e de participação em projetos sociais, além do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Ailton Fernandes, veterinário da Zoonoses, há muitos benefícios na castração. “São muitos benefícios, entre eles, evitar o cio e, consequentemente, gravidez e aumento populacional. O risco pós-cirúrgico é tranquilo e vai depender muito do cuidado com o animal”, explicou.

2 comentários

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here