Roraima apresentou o crescimento de 1,73%, com 73 novos empregos formais no setor turístico entre janeiro e junho deste ano, conforme revela o estudo de “Empregabilidade no Turismo” divulgado nesta quinta-feira (15), pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-RR).
Segundo o economista, Fábio Martinez, o segmento de hospedagem e alimentação foram os principais responsáveis pelo bom desempenho do setor neste ano, criando 103 novos postos de trabalho, seguido da criação de mais nove empregos nos ramos de cultura e lazer.
Apesar do resultado positivo, a retração em algumas áreas, como dos agentes de turismo, que perderam oitos vagas de emprego, e do transporte de passageiros, que extinguiu 31 postos de trabalho, resultou no desligamento de 39 profissionais.
Assim sendo, isso fez com que o saldo total do período de seis meses resultasse em 73 postos de trabalho com carteira assinada nas atividades diretamente ligadas ao turismo.
O especialista afirma ainda que o resultado apresentado no 1º semestre do ano comprova uma retomada de crescimento do setor turístico de Roraima, superando assim, a extinção de postos de trabalhos que foram apresentados nos primeiros semestres de 2017 e 2018.