Foto: Ascom Seed

Os 72.471 alunos da rede estadual de ensino retornam para as salas de aulas na próxima segunda-feira, 05, após um período de 15 dias de recesso. Para alinhar as ações do segundo semestre letivo de 2019, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) promoveu nesta quinta-feira, 1°, uma reunião com gestores escolares e coordenadores pedagógicos das escolas da capital.

O encontro ocorreu pela manhã na Escola Estadual Ana Libória e à tarde as atividades seguiram no auditório do Colégio Militar de Roraima Cel. PM Derly Luiz Vieira Borges. A ação é coordenada pelo DEB (Departamento de Educação Básica) e DEPE (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais).

Em pauta, o acesso e a permanência na EJA (Educação de Jovens e Adultos), os desafios para a inclusão na Educação Especial, ações desenvolvidas no Ensino Médio e Educação Profissional e também na área de Fortalecimento do Currículo.

Também foram apresentados os dados das ações e atendimentos realizados pela DIPSE (Divisão de Desenvolvimento Psicossocial Escolar) no que tange ao atendimento e cuidado das questões emocionais e socioafetivas envolvendo estudantes da rede de ensino e seus familiares.

“Aproveitamos a reunião para avaliar o primeiro semestre, verificar o que deu certo nas escolas, identificar as principais dificuldades e desafios e, por meio de um trabalho em conjunto, encontrarmos soluções para a melhoria da oferta do ensino em nossas escolas”, destacou Raimunda Rodrigues, diretora do DEB da Seed.

No interior do Estado, serão fortalecidas as capacitações e formações para a equipe gestora, envolvendo coordenadores pedagógicos, gestores, secretários de escola e orientadores. O DGE (Departamento de Gestão do Interior) está com um cronograma de ações a serem desenvolvidas ao longo do segundo semestre.

“Estamos nos organizando para, neste segundo semestre, oferecer as formações para a equipe gestora, levando informações e atualizações especialmente relacionadas à BNCC, que é a Base Nacional Comum Curricular”, destacou Milena Souza, diretora do DGE.

Para o início das aulas, as escolas do interior do Estado já começaram a ser reabastecidas com os produtos para o preparo da merenda escolar. Equipes do DAE (Departamento de Apoio ao Educando) iniciaram as rotas de entrega na última terça-feira, 30 de julho. Na próxima segunda-feira, 05, as escolas da capital também serão reabastecidas.

CALENDÁRIO ESCOLAR – Este ano, a Seed conta com três Calendários Escolares. Todos os documentos respeitam os 200 dias letivos e as 800 horas de aula. Também foram utilizados sábados como dias letivos. No retorno às aulas, os alunos da capital iniciarão o 3° bimestre letivo, que vai de 05 de agosto a 07 de outubro.

O 4° bimestre será de 08 de outubro a 16 de dezembro. Serão utilizados oito sábados como dias letivos, incluindo os sábados feriados. As férias escolares do final do ano estão previstas para o período de 26 de dezembro de 2019 a 25 de janeiro de 2020.

Já para as escolas da área rural do interior do Estado, o 3° bimestre será de 05 de setembro a 09 de novembro. O 4° bimestre vai de 11 de novembro a 21 de dezembro, com recesso escolar previsto para o período de 26 de dezembro de 2019 a 24 de janeiro de 2020. Depois, retornam às aulas no dia 27 de janeiro até 15 de fevereiro para finalizar o 4° bimestre letivo. No segundo semestre, serão utilizados 11 sábados como dias letivos, incluindo sábados de feriado.

Para as escolas indígenas, o 3° bimestre vai de 11 de outubro a 23 de dezembro e o 4° bimestre será de 27 de janeiro de 2020 a 19 de março e 14 sábados serão utilizados como dias letivos, incluindo sábados de feriado. Já as férias do final do ano serão de 26 de dezembro de 2019 a 24 de janeiro de 2020.

De acordo com o Censo Escolar de 2018, o Estado de Roraima conta com 383 escolas, sendo 59 na capital, 64 no interior e 260 indígenas. São atendidos 72.471 alunos distribuídos nas etapas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here