O vereador de Boa Vista Vavá do Thianguá (PSD) quer propor um projeto de lei para impor ‘toque de recolher’ a imigrantes que estiverem nas ruas da cidade após as 22h. O anúncio foi feito na segunda-feira (29) nas redes sociais do parlamentar.
Na publicação, ele defende: “A medida seria proposta em caráter de urgência. Na prática, os imigrantes que estiverem em atividade suspeita depois das 22h ou em aglomerações que envolvam bebedeiras e badernas, seriam conduzidos ao abrigo mais próximo para esclarecimentos”, declara.
Segundo o vereador, o projeto de lei deve ser apresentado ‘em breve’ na Câmara Municipal de Boa Vista, e a medida ficaria a cargo do Exército Brasileiro e da Guarda Municipal. “Boa Vista não aguenta mais tanta insegurança. Apoie o nosso trabalho e mais essa medida para frear o avanço da criminalidade”, pede o parlamentar.
A reportagem do Roraima 1 tentou entrevista com o vereador na tarde desta terça-feira (30), mas foi informada, pela assessoria de comunicação, que o parlamentar foi cumprir agenda no interior.
Apesar do projeto ainda ser uma suposição, o tema divide opiniões nas redes sociais. “Eu não entendi, soa como se “apenas” os imigrantes fossem responsáveis pela insegurança que está Roraima. Tem que colocar as forças militares pra torar o aço em marginal, independente da nacionalidade. Perdão se eu estiver enganada. [sic]”, postou uma internauta. Já outro, declara “Ótima proposta” [sic].
A assessoria jurídica do vereador Vavá informou que um estudo sobre a constitucionalidade do projeto de lei está sendo feito.