Imagens de satélite - Inmet

Nuvens bastante carregadas passaram sobre o estado de Roraima e provocaram muita chuva sobre a capital, Boa Vista. No período de 24 horas, entre 14 horas do dia 23 e 14 horas de 24 de junho,  o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 51,4 mm sobre Boa Vista.

A parte sul da Região Norte já está vivendo seu período de seco, mas a porção norte do Norte do Brasil, onde estão os estados do Amapá, de Roraima e também o norte do Amazonas e do Pará ainda sentem a influência de áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva frequentes.

Nesta segunda-feira,  nuvens carregadas voltam a se formar na faixa norte da Região Norte e há risco de fortes pancadas de chuva, inclusive sobre as capitais Belém, Macapá  Boa Vista. Há risco de raios e de fortes rajadas de vento.

Chuva de junho supera a média

A chuva de junho de 2019 já superou a média nas capitais Belém, Macapá e Boa Vista.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, em 23 dias choveu aproximadamente 223 mm em Belém, 21% acima da média para junho.

Macapá acumulou 330 mm, 35% acima da média para este mês. Em Boa Vista choveu quase 383 mm, 8% acima da média para junho

Mais chuva no próximos dias

O ar quente e úmido que predomina no norte da Região Norte vai manter as áreas de instabilidade sobre Roraima, Amapá, norte do Pará e sobre o centro-norte e oeste do Amazonas nos próximos dias. Até o fim da semana, as pancadas de chuva com raios continuam frequentes e podem ser moderadas a fortes. Estas áreas de instabilidade tendem a ser mais persistentes sobre Roraima, Amapá e sobre o noroeste do Amazonas. As capitais Macapá e Boa Vista podem ter novos temporais.

 

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here