O professor Reildo Cerdeira, da Escola Estadual Major Alcides Rodrigues, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, na categoria Ensino Médio, com o projeto “A matemática além da escola com o design, confecção e comercialização de biojoias e bijuterias”.
Agora, o professor vai concorrer à Etapa Regional, que será realizada no segundo semestre deste ano. Participaram do projeto 20 alunos do 2° ano do Ensino Médio Técnico em Informática. O professor foi agraciado com um troféu e certificado.
O projeto tem como objetivo promover a construtividade e contextualização da disciplina de Matemática dentro da escola. “Essa é uma forma de trabalhar a teoria e a prática com os alunos, pois eles têm a vivência com o assunto”, explicou Cerdeira.
Durante o desenvolvimento do projeto, que foi apresentado na escola durante o II Festival da Educação Matemática, com o tema ‘Bioeconomia e sustentabilidade’, os alunos realizaram oficinas para confecção dos produtos, além de pesquisas, planilhas, tabelas, diário de bordo e conversas com vendedores ambulantes e hippies que confeccionam bijuterias.
“Os alunos produziram o próprio material que foi comercializado durante o nosso festival. Além de todo o conhecimento adquirido, essa é uma forma de geração de renda, pois eles receberam várias encomendas”, disse o professor.
Além da participação no Festival, realizado pela escola no primeiro bimestre, o professor dará continuidade ao projeto. “Vamos dar continuidade para a Feira de Ciências e posteriormente participaremos de concursos nacionais”, ressaltou.
Além desse projeto, a escola já conquistou prêmio no I Concurso de Redações da Defensoria Pública do Estado (DPE), e o professor Cerdeira também já conquistou o terceiro lugar no Prêmio Professores do Brasil em 2018.