Transporte de alimentos e combustíveis está comprometido na localidade. Foto cedida.

O comerciante Sandro Juvêncio que trabalha na região de Água Fria, no Uiramutã, disse ao Portal Roraima 1 que a cidade começa a ficar desabastecida de itens básicos, como alimentação e combustíveis. Isso porque desde o início das chuvas, a estrada de acesso está sem a infraestrutura mínima necessária para que veículos possam atravessar.

“Na semana passada tivemos  problemas com falta de frango, calabresa e outros alimentos além de gasolina  para motos e embarcação para as comunidades vizinhas. São mais de 20 comunidades que passam pela Água fria já que esse é o único trecho que dá acesso. Essa semana eles passaram foi transportando o óleo diesel para a usina da Roraima Energia fazendo o baldeamento em tanques de 1000 litros. Se não fosse assim, nem energia tinha mais aqui”, disse o comerciante.

Foto cedida

Em uma dos vídeos registrados pelos moradores da área, é possível ver um microônibus passando pela estrada com muita dificuldade. Os passageiros, segundo o denunciante, foram obrigados a descerem e continuar o caminho a pé, para evitar os atoleiros.

Assista:

Governo do Estado – A Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) informou que devido a situação de calamidade financeira de Roraima, ainda não há de recursos para sua recuperação das estradas de Uiramutã. “Ressalta ainda que os recursos da Contribuição sobre Intervenção de Domínio Econômico (Cide), que são destinados a esse fim, foram bloqueados pelo Ministério dos Transportes, devido a irregularidades na gestão anterior”, afirmou.

A nota acrescentou ainda que as rodovias estão localizadas dentro de reserva indígena, sendo necessária a liberação da licença ambiental pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para execução dos serviços, o que pode demandar algum tempo.

“Nesse sentido, o governo do estado vai buscar a possibilidade de executar um convênio com o Exército Brasileiro, como forma de agilizar a recuperação de toda a malha viária daquele município”, finalizou.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here