O vereador Gervinho Alves (MDB) de Caroebe – RR, procurou a reportagem do Roraima 1 para denunciar um caso, considerado por ele, como descaso com o dinheiro público. Um caminhão, segundo ele, avaliado em R$400 mil, pertencente à Prefeitura do município, que deveria ser utilizado para ajudar no escoamento agrícola da região, apesar de novo, está abandonado e sucateado, por falta de empenho do executivo municipal.
“Já encaminhei ofício mês passado ao prefeito para que ele se posicione e justifique a razão para o abandono do veículo, que poderia e deveria estar servindo à comunidade agrícola de Caroebe, mas não tive nenhuma resposta até hoje”, disse.
Ainda segundo o vereador, até os pneus do caminhão foram retirados e estão sendo usados para fins particulares. “Esse caminhão é para ser usado em benefício dos agricultores do município, para transportar banana até Manaus por meio da cooperativa só que na realidade o veículo nunca foi usado para esse fim”, completou.
O outro lado
A prefeitura Municipal de Caroebe informou em nota que o caminhão foi doado a gestão passada entre 2014/2015, sem a prancha e/ou gaiola, e caixotes para atender o escoamento de produção de banana e demais itens, o mesmo se encontrava parado em Boa Vista a mais de 2 anos, quando a atual gestão assumiu, foi informada sobre a existência deste caminhão que pertence ao patrimônio da prefeitura. Ao tomar conhecimento, a prefeitura, começou a utilizar o caminhão com uma prancha “emprestada” para carregar a patrulha mecanizada da Prefeitura (tratores, esteiras. escavadeiras), atendendo aos serviços na sede, vila de Entre Rios e vicinais. Algumas pessoas, inclusive o vereador denunciante Gervinho Alves (MDB), reclamaram do uso do caminhão para transporte de maquinários, e solicitaram a paralisação do bem, o que foi acatado prontamente pela gestão. Com o passar do tempo os pneus perdem sua validade, e para não se perderem totalmente, foram utilizados em outras máquinas como, por exemplo: caçambas, afim de não paralisar os serviços de patrulha mecanizada executada no município.
A gestão reconhece as dificuldades econômicas que vivem o Brasil e o estado de Roraima, com poucos recursos de arrecadação própria, repasse de ICMS e queda no FPM; a Prefeitura se compromete, em abrir estudos para processo de compra e aquisição de pneus novos, no prazo de 90 dias, prorrogado por igual período, até que seja feita a aquisição dos pneus, sanando o problema apresentado na denuncia, é valido ressaltar que o caminhão encontra se em plenas condições de rodagem, faltando somente colocar pneus novos. Essa gestão tem o compromisso de atender as demandas do município e incentivar a agricultura familiar, bem como o escoamento da produção, gerando lucro e movimentando a economia local, beneficiando a todos os moradores e colonos.