Moradores do Assentamento Vilena, no município de Bonfim, fizeram uma ‘força tarefa’ para aterrar a única estrada que dá acesso à comunidade. Eles usaram pá e enxada para amenizar o problema que se arrasta há anos e que piorou devido ao inverno.
Um vídeo divulgado pelos próprios moradores mostra, ao menos, nove homens tentando arrumar o trecho que fica na vicinal 2. Eles narram que as crianças estão sem aula, pois o transporte escolar não consegue subir a ladeira.
Um morador relatou que as crianças saem de casa ainda pela manhã, mas só chegam ‘tarde da noite’ devido a má trafegabilidade da estrada. “Já faz um bom que não é feito reparo nessa estrada. Não é coisa de agora”, relatou o morador da vicinal, que não quis ter o nome divulgado.
Outra moradora da região também destacou o isolamento dos moradores. “A gente fica preso em casa devido a quantidade de atoleiro. Nenhum carro consegue subir nas ladeiras com a situação que está agora”, relatou.
O que a prefeitura diz
A prefeitura de Bonfim informou que a estrada que dá acesso à Vila Vilhena está com condições de tráfego, já a vicinal 2, que é um ramal que parte dessa estrada e dá acesso ao Assentamento Vilena, a responsabilidade é do Instituto Nacional de Colonização Agrária (Incra).
“Mesmo não sendo de sua responsabilidade direta, a prefeitura de Bonfim está buscando recursos para auxiliar também na recuperação da vicinal 2”, disse a assessoria de comunicação do município.
A reportagem do Roraima 1 tentou contato com o Incra, mas não obteve resposta.