Foto: divulgação

Aconteceu no final de semana a etapa preparatória para a Maratona SBC de Programação e a equipe do Centro Universitário da Amazônia foi a vencedora de Boa Vista. A competição reuniu quatro equipes. Dois grupos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) ficaram em segundo e terceiro lugar na maratona dentre as equipe de Roraima.

A maratona é uma competição realizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) destinada a alunos de graduação nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistema de Informação e Matemática. Os acadêmicos disputam em equipe, composta por três pessoas, e eles precisam solucionar o maior número de problemas, usando técnicas de programação, no menor tempo possível, e com menor quantidade de tentativas de resoluções possíveis.

“Cada questão resolvida corretamente é computada como um ponto para a equipe e serão registrados o seu tempo de resolução e sua quantidade de postagens erradas. Ou seja, a quantidade de vezes em que a questão foi postada sem estar totalmente correta”, explica o professor da Estácio e diretor de sede da competição, Carlos Bruno Lopes.

Em Boa Vista, a etapa preparatória aconteceu no laboratório de informática da Estácio durante todo o dia de sábado (1). Na primeira parte houve apenas o aquecimento e no restante do dia foi a etapa preparatória para a maratona. Os vencedores da equipe do Centro Universitário foram os alunos Wellington Lopes Souza, Hellen Susan de Oliveira Marques e Guilherme Renatto Saraiva Alves.

A finalidade do evento é incentivar nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Para o professor, a competição também estimula o gosto pela programação e desenvolvimento de softwares para computadores nos alunos.

“Além de complementar o aprendizado de tópicos avançados de algoritmos, estruturas de dados e programação, e raciocínio lógico, assim como na resolução de problemas”, completa. Ele explicou ainda que em setembro acontecerá a maratona de programação onde as equipes vão concorrer a uma vaga para etapa nacional.

A competição também era regional e uma equipe da Universidade Federal do Pará foi a campeã geral da região Norte. No Amazonas, os vencedores foram da Universidade Estadual do Amazonas. No Pará, houve competição em Itaituba (venceu a equipe do Instituto Federal de Educação no estado -IFPA) e Belém, com vencedores da Universidade Federal do Pará. Em Rio Branco, a equipe campeã foi também do Instituto Federal do Acre. Os competidores da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) foram os vencedores no estado.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here