Escola estadual 13 de Setembro foi desativada após demora em obra do governo de Roraima. Foto: Roraima 1

A escola estadual 13 de Setembro segue desativada após decreto governamental por falta de verba para conclusão da obra, segundo anunciou a secretária de Educação Leila Perussolo, em audiência pública na tarde desta quarta-feira (29), na Assembleia Legislativa de Roraima.

A escola, localizada na zona Sul de Boa Vista, está em reforma desde 2013 e os alunos foram transferidos para outra unidade de ensino há quase quatro anos. Uma placa fixada próxima ao muro da unidade cita a reforma desde 2017 com prazo para entrega ainda em 2018. O montante investido foi de R$ 1,6 milhão.

No entanto, a secretária de Educação relatou durante audiência que antes deste período a unidade já estava em obras. Por conta disso, há quase quatro anos alunos matriculados no 13 de Setembro foram transferidos para a escola estadual Barão de Parima, gerando transtorno a pais de alunos que alegam perigo no trecho que compreende a região do ‘Beiral’.

Um decreto governamental publicado em abril desse ano gerou ainda mais preocupação: a desativação da escola que existe há décadas na comunidade. O governador Antonio Denarium (PSL) publicou o documento alegando duplicidade de pessoal, encargos e investimentos.

Alunos foram transferidos a uma escola na região do Beiral, gerando insatisfação de pais e responsáveis. Foto: Roraima 1

Nesta tarde, a secretária de Educação explicou à comunidade presente na audiência que a desativação é temporária, feita, especialmente, para regularizar o censo escolar. “Esse decreto resguarda o direito das crianças em terem sua documentação escolar regularizada para fins de comprovação da sua vida escolar”, disse.

No entanto, Leila Perussolo afirmou que a escola deve ser reativada apenas com a conclusão das obras e que ainda faltam R$ 700 mil para finalizar a reforma. “Esse é um valor que não há no orçamento da Secretaria [de Educação]. Se pensa em remanejamento junto com o governo para que a obra se conclua”, destacou.

Comissão de Educação
O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Evangelista Siqueira (PT), disse que a audiência foi uma resposta à comunidade que procurou a Casa Legislativa pedindo explicações sobre a situação da escola 13 de Setembro.

“Não houve diálogo do governo do estado com a comunidade escolar. Por esta razão, nós intermediamos e ouvimos”, disse.

O parlamentar destacou que diante às informações prestadas pela secretária, a Comissão vai acompanhar e fiscalizar para que seja cumprido o compromisso firmado.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here