Ato ocorre na Praça do Centro Cívico. Foto: Roraima 1

Indígenas de Roraima realizam, na manhã desta terça-feira (23), um ato contra decisões do governo de Jair Bolsonaro (PSL). A manifestação em defesa dos direitos indígenas ocorre na Praça do Centro Cívico, em Boa Vista, e deve seguir até às 18h.

O ato faz parte da mobilização nacional “Acampamento Terra Livre”, que ocorre em Brasília. Lideranças indígenas e apoiadores da causa estão reunidos desde o começo dessa manhã com faixas, cartazes e carro de som.

“Esse é um movimento que está em consonância com o ato nacional, em Brasília, e estamos trazendo as insatisfações do nosso povo, para mostrar que não vamos ficar de braços cruzados com o que o governo federal tem feito”, disse Zelandes Alberto, líder do povo Patamona.

Dentre as principais reivindicações estão: a extinção da FUNAI, a municipalização da saúde indígena, extinção da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) e do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI), paralisação das demarcações, a mineração em terras indígenas, a PEC 205, que transfere do Executivo para o Legislativo a responsabilidade sobre a demarcação, e o decreto 9.759/2019 que extingue conselhos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here