Foto: SupCom ALE-RR

Três projetos de lei foram aprovados pelas comissões conjuntas e estão prontos para serem votados em plenário na próxima sessão. Entre as proposições está o de autoria do deputado Marcelo Cabral (MDB), que quer autorizar o Governo do Estado a repassar recursos financeiros às prefeituras com máquinas e equipamentos agrícolas para fomentar o desenvolvimento da infraestrutura rural e agricultura familiar.

Pelo projeto, o Estado deverá criar ações para apoiar os executivos municipais com maquinário agrícola próprio ou em posse formal e que tenham planos de manutenção para beneficiar agricultores familiar e recuperação de estradas e vicinais. O projeto prevê ainda que estes planos sejam fiscalizados pelos conselhos municipais de agricultura ou de desenvolvimento rural.

Também voltado ao setor primário, obteve parecer favorável o projeto de lei da deputada Aurelina Medeiros (Pode) para estimular o Governo do Estado a comprar gêneros alimentícios da agricultura familiar para a merenda escolar. A proposta é direcionar no mínimo 30% dos recursos financeiros para compra de alimentos diretamente do agricultor familiar ou empreendedor rural do Estado.

Outra matéria analisada em comissão trata-se da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera a redação do artigo 40 da Constituição Estadual para que a votação dos projetos de leis complementares na Assembleia Legislativa seja feita em turno único e não mais em dois turnos, como ocorre atualmente. Conforme a relatora, deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), Roraima e Amapá são os únicos estados a usarem este tipo de procedimento.

Estas proposições continuarão na Ordem do Dia para apreciação e votação dos parlamentares em plenário. A matéria é considerada aprovada quando possui 13 votos favoráveis ou mais. Depois, os textos seguem para análise do Governo do Estado, que pode sancionar, vetar total ou parcialmente.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here