Foto: divulgação

Estudantes da Escola Estadual Carlos Drumond de Andrade iniciam uma nova fase de aprendizado sobre educação ambiental. Nesta terça-feira, 16, o Projeto “Caer Educação Ambiental”, foi lançado no colégio, localizado na Rua Pastor Almir Nogueira, 150, Bairro Pricumã.

O projeto é resultado de um Termo de Cooperação entre a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) e a Secretaria Estadual de Educação (Seed) e visa executar de forma permanente o trabalho de sensibilização nas escolas estaduais, envolvendo alunos da capital e do interior. 

O Projeto piloto Caer Educação Ambiental foi lançado em 2017, quando foram arrecadadas quase nove toneladas de resíduos por alunos da Escola Estadual Ayrton Senna. Este ano, a meta é ampliar e fortalecer as ações com as instituições parceiras como a Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Meio Ambiente), e Fórum Estadual Lixo & Cidadania.

“Essa integração vai possibilitar o alcance maior de crianças e adolescentes. Todas as escolas que demonstrarem interesse serão atendidas”, disse o presidente da Caer, James Serrador. 

O Projeto Educação Ambiental, é coordenado pela Diretoria de Engenharia e Gestão Ambiental (DEA) por meio do Núcleo de Meio Ambiente (NMA), da Companhia. A metodologia de ação consiste em um ciclo de palestras com 4 temas: água, esgoto, resíduos e saúde. Cada palestrante aborda um tema por 20 minutos para os alunos dos turnos da manhã e tarde, dos ensinos fundamental e médio. 

Após as palestras, cada turma desenvolverá um trabalho sobre um dos temas tratados nas palestras. Paralelamente, eles farão a arrecadação, coleta e armazenamento dos resíduos com pesagem. A turma vencedora e a Escola ganharão o Selo Ecocidadania da Caer. 

PROJETO

O Projeto Caer Educação Ambiental tem o intuito de estimular a consciência ecológica nas pessoas, para que elas realmente comecem a dar importância aos recursos naturais, principalmente a água, saibam usar de fora sustentável e racional, aprendam a usar a rede de esgoto de forma correta evitando descarte restos de comidas e frituras pela rede de esgoto. 

Cada um deve fazer o papel como cidadão, eliminando os resíduos de forma correta, utilizando a água de maneira racional e não descartando óleo de cozinha nas pias. Esse conjunto de bias atitudes é fundamental para o sucesso desse trabalho pela empresa em prol do bem-estar coletivo.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here