Nesta sexta-feira(12), ocorrerá na Universidade Federal de Roraima (UFRR) uma palestra voltada para o uso de novas tecnologias no processo de integração de migrantes ao seu ambiente. Durante o evento organizado pelo Instituto Igarapé, será apresentado o aplicativo OKA, desenvolvido para auxiliar o migrante na busca de trabalho, moradia e documentação.

O aplicativo que é oferecido gratuitamente, mostra no mapa onde achar serviços oferecidos por repartições públicas federais, estaduais e municipais. A ferramenta que está disponível desde Fevereiro mostra informações sobre locais, serviços e documentos importantes ao migrante em Roraima e no Rio de Janeiro, pretendendo expandir o serviço para outras cidades com grande fluxo de migrantes.

O Oka orienta o migrante onde encontrar serviços de moradia, educação, saúde, assistência social e assistência jurídica, além de contatos para que o usuário possa buscar ajuda em situações de emergência. O aplicativo também é voltado para atender demandas de grupos mais vulneráveis  como os indígenas, LGBT+, mulheres, crianças desacompanhadas e portadores de necessidades especiais.

“Muitos migrantes e inclusive pessoas que trabalham com o atendimento dos mesmos, desconhecem alguns parceiros locais e outros serviços públicos que os migrantes possam acessar, e neste sentido o OKA pode ser uma excelente ferramenta de apoio. O aplicativo vai facilitar não somente a vida dos migrantes, mas também dos habitantes em vulnerabilidade, como a população LGBTi do estado, uma vez que permite o descoberta a grupos de apoio, ONGs e serviços públicos.” disse o mestre em Geografia Matheus Felipe, que estuda a interação entre tecnologia e sociedade.

“Queremos disseminar o conhecimento dos direitos e ampliar o acesso a serviços gratuitos e políticas públicas entre esse público”, disse Lycia Brasil, pesquisadora do Instituto Igarapé. “Tudo foi feito para unir quem precisa e quem pode ajudar”.

O aplicativo estará disponível gratuitamente, em espanhol, francês e inglês na Google PlayStore e Apple Store.

A palestra ministrada gratuitamente pelo Instituto Igarapé, do Rio de Janeiro, será nesta Sexta(4) de 18:30 a 19:45, na UFRR.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here