Foto: Arquivo/SupCom ALERR

Roraima está entre os cincos estados brasileiros com maior registro de casos de suicídio, conforme levantamento do Ministério da Saúde, realizado de 2015 a 2017. Para mudar esse quadro, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos vai promover uma audiência pública, na qual serão discutidas políticas de combate ao suicídio. A reunião será realizada no dia 11 de abril, às 10h, no plenário Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima.

A presidente da comissão, deputada Catarina Guerra (SD), afirma que a iniciativa surgiu após relatos de familiares de pessoas vítimas de suicídio, e devido as últimas ocorrências no Estado. Ela destaca que as políticas públicas de prevenção e tratamento são fator determinante para reduzir estes índices.

“É um fato que está presente infelizmente no mundo dos jovens, entre crianças e adolescentes, em todo o Estado. Em razão disso, decidimos realizar essa audiência pública para buscar uma solução”, disse a deputada.

A comissão vai convidar as autoridades ligadas ao assunto, como os profissionais de saúde, prefeituras, secretarias estaduais da Educação e Saúde (Sesau e Seed) e a sociedade civil. Será um momento para ouvir as dificuldades, e as alternativas, que farão parte de um plano de ação. “Vamos ouvir as autoridades, e que possam somar forças nesse caminho. Depois da discussão vamos elaborar um plano de ação”, explicou.

Como parte deste plano de ação, a intenção da comissão é propor, com apoio da Comissão Comissão de Educação, Desportos e Lazer, trabalhos de prevenção sobre saúde mental nas escolas.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here