Defesa Civil encontrou animais silvestres mortos pelas chamas. Na foto, uma paca, espécie de roedor comum na Amazônia. Foto: Divulgação/Defesa Civil

Há três dias um incêndio de grandes proporções atinge a região do Apiaú, em Mucajaí, segundo informou, neste sábado (30), a Defesa Civil de Roraima. O fogo destruiu não apenas a vegetação, mas matou animais silvestres.

“Ontem [sexta-feira, 29] houve agravamento da situação após às 14h por conta de fortes rajadas de vento. O fogo se alastrou atingindo várias propriedades rurais”, informou o diretor Executivo de Proteção e Defesa Civil, coronel Cleudiomar Ferreira. As chamas são combatidas com ajuda de trabalhadores rurais.

Incêndio na região do Apiaú. Foto: Divulgação/Defesa Civil

Uma paca foi encontrada morta devido às chamas. O coronel explica que essa espécie é uma das mais atingidas pelos incêndios florestais. “A paca é um animal de hábitos noturnos e durante o dia mora em tocas abandonadas. Devido à fumaça e o calor elas abandonam a toca e já saem dentro do fogo”, explicou. Ainda não se sabe o número exato de animais mortos pelas chamas.

Outros incêndios
Registros da Defesa Civil revelaram outro incêndio no município de Mucajaí, na região do Roxinho, mas combatido ainda na sexta-feira (29). O fogo se alastra ainda nos municípios do Cantá, Uiramutã, Pacaraima, Caracaraí e Rorainópolis.

No município de Amajari, a prefeitura decretou estado de calamidade e pediu ajuda aos governos estadual e federal. Neste sábado, a Defesa Civil informou que choveu na região, amenizando o fogo. No entanto, equipes estão na região para retirar árvores caídas na estrada.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here