Imagens registradas na escola municipal Eduardo Ribeiro, no município do Bonfim, mostram que parte do forro de uma sala de aula desabou e o restante da estrutura está comprometida. O vídeo, gravado pelo vereador Nando (PT), foi reproduzido nas redes socais por moradores da região nesta quinta-feira (28).
A escola fica localizada na comunidade indígena do Jabuti, local onde mães de alunos foram flagradas empurrando uma kombi escolar para as crianças conseguirem chegar na aula.
No vídeo, além do teto destruído colocando em risco a segurança dos alunos, é registrado ainda que as crianças dividem séries diferentes em uma única sala de aula. Estudantes do 1º e 2º período têm aula simultaneamente, de assuntos diferentes, por falta de espaço na unidade.
Prefeitura – Em nota, a Prefeitura de Bonfim informou que assim que tomou conhecimento de problemas no forro da Escola Municipal Eduardo Ribeiro, adotou todas as medidas necessárias. Nenhum aluno se feriu ou ficou sem aulas.
A unidade escolar vai passar por reforma. O processo licitatório já foi concluído e as obras iniciam no dia 15 de abril deste ano.
Das 21 escolas do município, 13 foram reformadas, 4 novas construídas, sendo 19 delas climatizadas. As novas unidades foram instaladas nas comunidades Jacamim, Mariru, São Domingos e no PA Caju.
Mais quatro unidades serão reformadas em breve, incluindo a Eduardo Ribeiro. Todas escolas, até o final do a ano, estarão 100% climatizadas.
Sobre o fato de alunos do 1° e 2° períodos dividirem a mesma sala na escola Eduardo Ribeiro, a Prefeitura de Bonfim esclarece que trata-se de uma classe multisseriada, com alunos de diferentes idades e níveis educacionais.
Essas turmas são implementadas em escolas com baixa densidade populacional, em áreas de zona rural e indígenas, mediante autorização do Ministério da Educação.