Homem destruiu fontes na Praça das Águas e foi preso pela Guarda Municipal. Foto: Roraima 1

A família de um homem detido por vandalismo em praça de Boa Vista alega que ele tem problemas mentais. Richard Silva Lima, de 44 anos, foi flagrado destruindo fontes na Praça das Águas na tarde de domingo (17). A atitude criminosa foi postada pela prefeita Teresa Surita, em conta oficial no Instagram.

Na postagem a prefeita posta a foto do suspeito e, em trecho, diz: “Hoje nossa Guarda Municipal flagrou um homem destruindo as fontes da Praça das Águas… Trabalhamos incansavelmente para que todos possam ter uma cidade com estrutura e espaços de lazer para todos. Mas enfrentamos um grande adversário, o VANDALISMO [sic]”.

Após a prisão pela Guarda Municipal, o homem foi levado à Central de Flagrantes no 5º Distrito Policial, mas foi liberado em seguida, segundo informou a família de Richard Lima. A reportagem tentou contato com o delegado plantonista para saber o motivo da liberação, mas as ligações não foram atendidas.

Ao Roraima 1, a sobrinha do homem preso, Sarha Monize Lima, diz que o tio tem retardo mental e a atitude de domingo foi um surto devido à falta de medicamento. “Meu tio tem residência fixa, família, mas infelizmente o governo e nem mesmo a prefeitura de Boa Vista dão assistência às pessoas com necessidades especiais”, relatou.

Segundo Sarha, no domingo o tio saiu de casa sem a família perceber e, após horas de buscas, viu a postagem da prefeita Teresa. “Fomos ao 5º DP já no começo da noite mas informaram que meu tio tinha sido liberado. Até agora não sabemos onde ele está. Deve está com medo e ter se escondido”, disse.

A sobrinha de Richard alega que o homem era tratado com medicamentos recebidos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), mantido pelo governo de Roraima. No entanto, a unidade está sem medicamento e sem atendimento. “A médica que fazia o atendimento do meu tio está há muitos dias de atestado”, contou, acrescentando que nesta segunda-feira (18) denunciou a situação do CAPs na Defensoria Pública de Roraima.

A sobrinha do homem preso pede que a prefeita de Boa Vista exclua a postagem que expõe a prisão do tio. “Li muitos comentários de ameaças. Temo pela integridade física do meu tio, que é um homem do bem, mas que infelizmente por falta de remédios teve esse surto de ontem”, desabafou. A jovem reclamou da postagem da prefeita em suas redes sociais.

O que a Sesau diz
Em nota, a Secretaria de Saúde (Sesau) informou que de acordo com a Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica, o medicamento haldol decanoato foi incluído no processo emergencial de aquisição de medicamentos, e aguarda a proposta de empresas que atendam aos requisitos como valor de mercado compatível.

Quanto ao atendimento, a nota esclareceu que a unidade dispõe de duas médicas psiquiatras. Uma delas está de férias e os pacientes atendidos por ela estão com agendamento de consultas garantido após o seu retorno. A outra psiquiatra, no entanto, precisou tirar licença médica o que gerou a falta de atendimento.

“Porém a Sesau está trabalhando para solucionar a situação e garantir o atendimento dos pacientes que procuram a Unidade”, concluiu.

A reportagem também pediu um posicionamento à prefeitura de Boa Vista sobre a postagem da prisão, mas ainda não recebeu resposta.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here