De janeiro até a última quarta-feira (6) Roraima registrou 1.444 focos de calor, segundo Boletim Climatológico divulgado hoje pela Defesa Civil. Além do número superior a normalidade, o nível do Rio Branco está em 0,10 m, abaixo da média de comparação de anos anteriores.
Com esses dados considerados alarmantes, a Defesa Civil faz uma alerta sobre queimadas irregulares, segundo informou o governo de Roraima.
O diretor Executivo de Proteção e Defesa Civil, coronel Cleudiomar Ferreira, pediu para que as pessoas se sensibilizassem com a situação do Estado. “Temos uma situação grave em Boa Vista que é o incêndio em terrenos baldios, é uma realidade constante neste período de verão”, disse, ao acrescentar que o certo é recolher o lixo e levar para o lixão.
Nesta quinta-feira (7), em reunião no Palácio Senador Hélio Campos, o governador Antonio Denarium, destacou a importância de se controlar os incêndios florestais. “Nossa reunião foi para traçar estratégias que ajudarão na prevenção de incêndios em Roraima”, disse.
Entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, 234 ocorrências de incêndios florestais foram registradas em Roraima.
De acordo com o levantamento, os incêndios ocorreram tanto nas áreas urbanas quanto em áreas rurais. Entre as ocorrências mais comuns estão os incêndios em áreas de pasto ou agrícola, cerrado amazônico (lavrado) e terrenos baldios.