Foto: Google Street View

Do posto de saúde do Município de Boa Vista até o Hospital Coronel Mota, a autônoma Eveline Santos Braz, 34 anos, moradora do bairro Cidade Satélite, esperou por sete meses para conseguir uma consulta com um gastroenterologista, o que aconteceu na manhã dessa quarta-feira (27).

Mas o pior ainda estava por vir. Ela contou que, depois de se consultar com o gastro, foi a outro setor dentro do Coronel Mota para agendar o exame de endoscopia, e recebeu a informação que esse exame está suspenso e existem mais de 600 pessoas na frente dela, esperando o agendamento para fazer esse exame.

“Só Deus sabe quando irei fazer esse exame. Até chegar a minha vez, não faço a menor ideia de como estará minha saúde. A saúde em Roraima está em uma situação muito crítica e precisa ser olhada com mais atenção e urgente”, disse Eveline.

No Coronel Mota, o Roraima 1 apurou que, de fato, tem aproximadamente 600 pessoas esperando para fazer endoscopia. Esse exame e mais o PAAF (exame da tireoide), Colonoscopia e Videonasoendoscopia estão suspensos.

A reportagem foi informada também que entre esses exames alguns estão suspensos desde 2018, porque a gestão passada não pagou os convênios com as clínicas. “Alguns exames estão sendo feitos aos poucos, porque o governo está tentando honrar os compromissos anteriores”, disse uma servidora do Coronel Mota.

Governo do Estado

Em nota, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) informou que a direção da CECM (Clínica Especializada Coronel Mota) está finalizando os processos para que os exames: PAAF (Punção Aspirativa por Agulha Fina), Colonoscopia e Videonasoendoscopia possam voltar a ser ofertados o mais breve possível.

Quanto ao exame de endoscopia, a CECM iniciou na semana passada um mutirão para que todos os 700 pacientes que aguardam na lista de espera possam ser atendidos. Os atendimentos estão sendo feitos priorizando os pacientes que aguardam na fila há mais tempo, respeitando a classificação vermelha (emergência), amarela (urgência) e verde (pouco urgente).

A Sesau ressaltou ainda que a CECM está entrando em contato com os pacientes para marcar o procedimento por meio do telefone informado anteriormente no cadastro.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here