Na manhã desta terça-feira (26) o senador Telmário Mota (PROS-RR), juntamente com o presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), em audiência com o General e Comandante Geral do Exército Brasileiro, Edson Leal Pujol, solicitou a imediata retomada das obras Linhão de Tucuruí.

“Em 2015, ainda no governo Dilma Rousseff, consegui o parecer técnico da Funai e do IBAMA, permitindo o prosseguimento da obra. No governo Temer essa obra foi paralisada. Eu venho insistindo constantemente, diante da gravidade e necessidade da situação caótica de Roraima, para que essa obra seja retomada. Hoje, eu o senador Davi recebemos a confirmação do General Edson Leal, de que a retomada da obra será anunciada amanhã”, confirmou Telmário.

Roraima é o único estado brasileiro que não é interligado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O Linhão do Tucuruí ligará o estado ao abastecimento de energia do restante do Brasil. Em meio ao aumento das tensões na fronteira com a Venezuela e do risco de corte no fornecimento de energia do país vizinho para Roraima, a retomada da obra é essencial.

Para o senador, a população de Roraima não pode permanecer nesta situação, isolada do país, “é preciso seguir o curso do desenvolvimento e da autonomia econômica que passa, necessariamente, pela independência energética”.

Prejuízo

O acionamento de usinas termelétricas em 2018 para suprir falhas na linha de transmissão que abastece o estado de Roraima com energia da Venezuela custou R$ 597 milhões aos consumidores de todo o país, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Ainda segundo dados da agência, no ano passado, Roraima teve um número recorde de apagões. Foram 85 blecautes, sendo que 72 decorrentes de falhas na linha de transmissão da Venezuela.

“Esse anúncio do governo federal é muito esperado pelo povo de Roraima. A construção do Linhão fará com que Boa Vista integre o SIN de energia elétrica, e incluirá o nosso estado na linha de desenvolvimento socioeconômico, devolvendo dignidade e independência para os cidadãos roraimenses”, comemorou o senador.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here