Homem foi levado ao HGR, mas não resistiu aos ferimentos. (Foto: Secom/arquivo)

Desde ontem [22] até às 16h deste sábado (23), os hospitais de Roraima já atenderam 16 venezuelanos feridos em confronto após fechamento da fronteira com o estado. Os números foram divulgados pelo governo de Roraima, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Segundo informações, cinco pacientes venezuelanos, com ferimentos provocados por arma de fogo, foram atendidos no Brasil na tarde de hoje. Os primeiros procedimentos são realizados em Pacaraima, no Hospital Délio Oliveira Tupinambá.

O estado de saúde de todos eles é grave, e estão em deslocamento para Boa Vista, onde devem ser atendidos no Hospital Geral de Roraima (HGR).

Feridos na Venezuela
Na sexta-feira, o HGR recebeu nove pacientes da Venezuela, vítimas de conflito em uma localidade distante cerca de 70 quilômetros da fronteira com o Brasil.

São eles: Fidel Gabriel Pulido Fernandez, 36 anos; Geber Alfredo Perez Rivero, 21 anos; Kliver Alfredo Perez Rivero, 24 anos; Rolando Garcia Martinez, 52 anos; Alfredo Perez, 48 anos; Evencio Sosa, 44 anos; Onesimo Rigoberto Fernandez, 48 anos.

Lino Benavides e Alger Romero também foram atendidos no HGR mas a idade deles não foi confirmada.

Lino Benavides teve traumatismo craniano moderado, devido a um foco de sangramento evidenciado na tomografia de crânio. Ele está em observação no Grande Trauma, com quadro estável.

Alger Romero teve um trauma de face leve, foi avaliado e já liberado pela equipe do HGR.

Em relação aos demais pacientes, dois estão em estado grave. Um deles, Kliver Perez, está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele teve lesão no tórax por arma de fogo e no abdômen com múltiplas lesões no fígado e intestino.

O outro paciente grave, Rolando Garcia Martinez, está no Grande Trauma. Ele está sedado e respira com ajuda de aparelhos. O quadro de saúde é considerado grave.

Os demais seguem internados e o estado de saúde é considerado estável.

Em Pacaraima, no Hospital Délio Tupinambá, foram atendidos dois pacientes, ainda na sexta-feira. Eles estavam com escoriações leves e foram liberados.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here